sexta-feira, 10 de maio de 2019

Convento de Cristo em Tomar ...

Hoje venho falar do desleixo a que muitos monumentos que os nossos antepassados nos deixaram, quando os governos se preocupam mais com os défices do que trabalharem para que o rendimento aumente, os portugueses tenham uma vida melhor, para que esses proventos cheguem é necessário que a atracção turística tenha uma imagem de valor. 
E esses valores têm números, em 2017 visitaram o castelo e o convento cerca de 354.763 visitantes, tendo diminuído sensivelmente para 348.510 visitantes em 2018, estes números são dinheiro que deveria de entrar para a conservação do património, mas para onde irá ele?

Numa recente visita a Tomar, sendo o castelo dos Templários e o convento de Cristo o que maior atracção desperta, não podia deixar de ser o do nosso objectivo principal.
Deixem que vos diga que é deslumbrante toda a envolvência e grandiosidade que atrai massas de turistas para desfrutarem dos mitos que os templários nos deixaram.

Mas constatei que a conservação dos monumentos que são geridos pelo estado aqui, como em muitos outros que já visitei, a sua conservação e manutenção é senão zero, é o muito deficitária. Senão vejam os dois exemplos que vos deixo a ilustrar as minhas palavras.


Lateral do edifício onde se situa a janela manuelina, já pouco se reconhece da pedra original par a quantidade de verdete que ela tem.


E que dizer da muito procurada janela manuelina pelos visitantes para a fotografia que irá ilustrar os seus álbuns de recordações, e os visitantes estrangeiros de todo o Mundo são a sua maioria.

Mas a cobiça do Estado, neste caso protagonizada pelo secretário de estado do Tesouro que procura meter a mão nos 6,8 milhões de euros da sociedade Parques de Sintra-Montes da Lua (PSML), lucros que têm providenciado a protecção da serra de Sintra e dos seus monumentos, assim como têm dado o exemplo na preservação deste património da humanidade, tendo o presidente da Câmara Municipal de Sintra exigido a sua demissão pela forma incorrecta e despesista como tem tratado esta assunto.
Podemos ter a certeza de que este dinheiro se caísse na posse do Governo não iria para a manutenção dos monumentos e suas envolvências, não não iria, como meninos bem comportados que são, à imagem do anterior governo da troika, iria ou vai para o défice.
Enfim é a governação que temos.

Fiquem bem

Sem comentários:

Enviar um comentário